Gestão de Sequência Fiscal
Configurações das
sequências fiscais
Importante:
O que faz (visão geral):
Conforme mudanças fiscais estruturadas
pelo Estado, torna-se obrigatório o preenchimento de alguns campos fiscais na
realização de movimentações de entradas/saídas de mercadorias.
Visando agilizar este processo, a NextSoft desenvolveu algumas ferramentas para facilitar a gestão dos dados ficais, seguem abaixo as
ferramentas que auxiliarão nas configurações.
Sequência Fiscal – é a
ferramenta para definição dos dados
fiscais que serão utilizados nas movimentações, tais como; CFOP, CST, ICMS,
PIS, COFINS, IPI, etc.
Sequência Fiscal de
Alíquota – é a ferramenta para definição dos valores de
cada dado fiscal informado na Sequência fiscal.
Estas configurações poderão ser
utilizadas para todas as movimentações realizadas pelo PDV (ECF; SAT e NFC-e) e
Painel Executivo.
Onde está este recurso:
Modulo Comercial-Cadastros de Produtos-Sequências fiscais de alíquota em
uso.
Modulo Comercial-Cadastros Auxiliares-Sequência fiscal de entrada/Sequência
fiscal de Saída.
Como Configurar:
1. Solicitar a NextSoft a atualização do sistema e habilitação para utilização das sequências fiscais e sequências fiscais de alíquota.
2. Após a habilitação, acesse a aba Painel Executivo -> Comercial -> Cadastros de Produtos -> “Sequências fiscais de alíquota em uso”.
3. Na próxima janela, você poderá criar uma sequência fiscal de alíquota de entrada ou saída clicando em “nova sequência de entrada” ou “nova sequência de saída”. Podem ser criadas quantas sequências fiscais forem necessárias.
4. Clicar na opção desejada (Sequência de entrada/Saída) e selecionar se será utilizada a sequência fiscal cadastrada pela central ou pela loja e preencher as “Informações referentes à Sequência fiscal de alíquotas”
No exemplo, utilizaremos uma sequência fiscal de saída, cadastrada pela central.
Os valores indicados são apenas EXEMPLOS e não devem ser entendidos como valores válidos para configuração na loja. E necessário o contato com um contador da loja para obter as informações corretas a serem preenchidas e utilizadas.
Caso não haja dados de sequência fiscal
cadastrados pela central, será necessário realizar o cadastro no painel
executivo da loja conforme descrito abaixo.
4.1 Acessar o Painel Executivo -> Comercial -> Cadastros auxiliares .
4.2 Selecionar a opção desejada: Sequência fiscal de entrada/saída e clicar em “novo registro”.
4.3 Na janela que será aberta, preencher os campos solicitados seguindo orientações do contador da loja.
Depois de realizada a configuração, basta vinculá-las aos produtos desejados conforme abaixo:
5. Acesse
o Painel Executivo -> Comercial -> Cadastro de Produtos -> Facilitador
de Sequência Fiscal.
O vinculo pode ser realizado por Grupo de Produtos, Sub Grupos, Classificação
Fiscal ou Por Produto.
Depois de realizadas todas as configurações, o sistema irá absorver as informações em movimentos de entrada ou saídas.
No exemplo abaixo, ao adicionarmos um produto na movimentação de saída, o sistema absorveu as configurações fiscais “Saídas por venda” que foram cadastradas e vinculadas ao produto.
Preencha o produto e informe a quantidade. Neste momento, se o produto possuir uma Sequência fiscal de alíquota vinculada, conforme descrito nos passos anteriores, ela será selecionada automaticamente.
Clique em salvar e prossiga com o preenchimento normal da nota.