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Caderneta

Gestão de Crédito cedido ou recebido de parceiros

O que faz (visão geral)

Esta é a listagem relatório do cadastro de cadernetas de crédito aos clientes.

O que é Caderneta

Caderneta é um crédito que é comprado ou cedido para o cliente, afim de que ele consuma produtos e serviços e pagá-los em uma determinada data.

Importante

  • Créditos concedidos: São créditos que você disponibiliza para o cliente, ou seja, um limite que ele pode consumir e pagar em uma determinada data. (Pós-pago)
  • Créditos comprados: São créditos limitados pelo próprio cliente, comprados antecipadamente para utilização em itens consumidos. (Pré-pago)

Criando uma caderneta via Painel Executivo

Para criar uma caderneta por meio do Painel Executivo é necessário que o cliente já esteja cadastrado no sistema*

Acesse a Aba "PDV" - SubAba "Caderneta Clientes". Será exibida a lista com as cadernetas já existentes e na seção "Ações" é possível encontrar o botão "Nova caderneta".

Clicando sobre o botão será requerido pelo sistema o nome do cliente para qual será criada a caderneta e o tipo de caderneta que será aberta ("Crédito cedido" ou "Crédito comprado").

Após escolher a situação, o crédito será liberado para o cliente e basta utilizá-lo no PDV.

Para mais informações veja a seção Editando valor do crédito cedido.

* O cadastro de novos clientes pode ser realizado tanto por meio da aba Parceiros (Painel Executivo) quanto por meio de cadastro no PDV.

Movimentação da caderneta

Uma vez que a caderneta é criada há a possibilidade de verificar a listagem de todos os clientes que tem uma conta em aberto (Crédito cedido ou Crédito comprado). Para isto basta acessar o Painel Executivo - Aba "PDV" - SubAba "Caderneta clientes". Será exibida a listagem com o nome dos clientes, crédito e saldo.

Clicando sobre o nome do cliente é possível visualizar detalhes como valor do saldo e as datas dos últimos lançamentos na caderneta ou últimos créditos (pagamentos de caderneta).

Para mais informações veja a seção Integração da caderneta com módulo Financeiro.

Integração da caderneta com o módulo financeiro

É possível integrar os valores de caderneta ao módulo financeiro do sistema lançando uma nova "conta a receber" sempre que for utilizado o crédito cedido ao cliente. Para isto basta editar a forma de pagamento (Aba "PDV" - SubAba "Cadastros Auxiliares" - Opção "Forma de pagamento") e habilitar a checkbox "Integrar automático ao financeiro".

Após isto é importante definir as configurações financeiras principalmente os campos:
Conta: Nomenclatura com a qual este tipo de "conta a receber" poderá ser visualizada no módulo financeiro;
Quando vence: Comportamento de cobrança;
Quantidade de dias: Dia ou prazo de dias em que a caderneta "vence" para geração de cobranças;

Feito isto, sempre que for utilizado o crédito da caderneta do cliente E após conferência do fechamento do PDV, poderá ser visualizada uma conta a receber de acordo com o configurado (Nomenclatura e quantidade de dias).

Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta via PainelExecutivo.

Editando valor de crédito cedido

Caso seja necessário aumentar ou diminuir o valor de crédito cedido do cliente basta acessar o Painel Executivo - Aba "PDV" - SubAba "Caderneta clientes" - e clicar sobre o nome do cliente que terá o crédito alterado.

Serão exibidos os detalhes da movimentação de caderneta do cliente. Na seção "Ações" é possível encontrar o botão "Editar caderneta" onde é necessário clicar para que seja aberta a tela de opções para edição.

Basta editar o "Valor crédito" nos dados da caderneta e salvar as alterações.

Uma vez editada o novo crédito será disponibilizado para o cliente.

Para mais informações veja a seção Movimentação da caderneta..