Esta é a listagem relatório do cadastro de cadernetas de crédito aos clientes.
Caderneta é um crédito que é comprado ou cedido para o cliente, afim de que ele consuma produtos e serviços e pagá-los em uma determinada data.
Para criar uma caderneta por meio do Painel Executivo é necessário que o cliente já esteja cadastrado no sistema*
Acesse a Aba "PDV" - SubAba "Caderneta Clientes". Será exibida a lista com as cadernetas já existentes e na seção "Ações" é possível encontrar o botão "Nova caderneta".
Clicando sobre o botão será requerido pelo sistema o nome do cliente para qual será criada a caderneta e o tipo de caderneta que será aberta ("Crédito cedido" ou "Crédito comprado").
Após escolher a situação, o crédito será liberado para o cliente e basta utilizá-lo no PDV.
Para mais informações veja a seção Editando valor do crédito cedido.
* O cadastro de novos clientes pode ser realizado tanto por meio da aba Parceiros (Painel Executivo) quanto por meio de cadastro no PDV.
Uma vez que a caderneta é criada há a possibilidade de verificar a listagem de todos os clientes que tem uma conta em aberto (Crédito cedido ou Crédito comprado). Para isto basta acessar o Painel Executivo - Aba "PDV" - SubAba "Caderneta clientes". Será exibida a listagem com o nome dos clientes, crédito e saldo.
Clicando sobre o nome do cliente é possível visualizar detalhes como valor do saldo e as datas dos últimos lançamentos na caderneta ou últimos créditos (pagamentos de caderneta).
Para mais informações veja a seção Integração da caderneta com módulo Financeiro.
É possível integrar os valores de caderneta ao módulo financeiro do sistema lançando uma nova "conta a receber" sempre que for utilizado o crédito cedido ao cliente. Para isto basta editar a forma de pagamento (Aba "PDV" - SubAba "Cadastros Auxiliares" - Opção "Forma de pagamento") e habilitar a checkbox "Integrar automático ao financeiro".
Após isto é importante definir as configurações financeiras principalmente os campos:
Conta: Nomenclatura com a qual este tipo de "conta a receber" poderá ser visualizada no módulo financeiro;
Quando vence: Comportamento de cobrança;
Quantidade de dias: Dia ou prazo de dias em que a caderneta "vence" para geração de cobranças;
Feito isto, sempre que for utilizado o crédito da caderneta do cliente E após conferência do fechamento do PDV, poderá ser visualizada uma conta a receber de acordo com o configurado (Nomenclatura e quantidade de dias).
Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta via PainelExecutivo.
Caso seja necessário aumentar ou diminuir o valor de crédito cedido do cliente basta acessar o Painel Executivo - Aba "PDV" - SubAba "Caderneta clientes" - e clicar sobre o nome do cliente que terá o crédito alterado.
Serão exibidos os detalhes da movimentação de caderneta do cliente. Na seção "Ações" é possível encontrar o botão "Editar caderneta" onde é necessário clicar para que seja aberta a tela de opções para edição.
Basta editar o "Valor crédito" nos dados da caderneta e salvar as alterações.
Uma vez editada o novo crédito será disponibilizado para o cliente.
Para mais informações veja a seção Movimentação da caderneta..