Caderneta

Gestão de Crédito cedido ou recebido de parceiros

O que faz (visão geral):

Esta operação é para a criação de créditos para o cliente.

O que é Caderneta:

Caderneta é um crédito que é comprado ou cedido para o cliente, afim de que ele consuma produtos e serviços e pagá-los em uma determinada data.

Importante:

  • Créditos concedidos: São créditos que você disponibiliza para o cliente, ou seja, um limite que ele pode consumir e pagar em uma determinada data. (Pós-pago)
  • Créditos comprados: São créditos limitados pelo próprio cliente, comprados antecipadamente para utilização em itens consumidos. (Pré-pago)

Criando uma Caderneta para novos clientes:

Para que seja possível a criação de uma caderneta é necessário que o cliente realize um cadastro que, normalmente é criado por meio da aba "Cliente" no PDV. Observação (Os dados tidos como obrigatórios no cadastro do cliente são: Nome e CPF).

No momento da criação de cadastro do cliente surgirá a tela de confirmação acima e logo após a opção para criação de caderneta (conforme imagem abaixo).

Após clicar em ok, confirmando que deseja habilitar a caderneta para o cliente, o sistema permitirá escolher o tipo de crédito (cedido ou comprado).

Para mais informações veja a seção Credito cedido ou Credito Comprado.

Criando uma Caderneta para clientes existentes:

Para que seja possível a criação de uma caderneta para clientes já cadastrados o primeiro passo é localizar o cadastro do cliente por meio da aba "Consulta clientes" no PDV. - Digitar o nome do cliente - Selecionar o cliente na seção "Resultados da Busca" e clicar no botão "Ver cliente".

Haverá um redirecionamento para uma tela com os dados específicos do cliente, basta clicar no botão "Criar caderneta".

Clicando neste botão surgirá a opção de escolher qual tipo de crédito será disponibilizado. Basta escolher o opção desejada.

Para mais informações veja a seção Credito cedido ou Credito Comprado.

Crédito cedido:

No caso de crédito cedido, basta informar o valor limite que será liberado para o cliente.

Após clicar em "ok" o sistema liberará o crédito pra o cliente cadastrado.

Será detalhado:
Limite: Valor inserido como crédito.
Saldo: Valor utilizado pelo cliente.
Total disponível: Valor disponível para utilização pelo cliente.

Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.

Crédito comprado:

No caso de crédito comprado, é necessário informar qual valor será pré-pago pelo cliente.

Para isto basta clicar na opção "Adicionar créditos".

Informar o valor que o cliente deixará pago e a forma de pagamento em que o valor será disponibilizado.

Observação (Para verificar quais formas de pagamento podem ser disponibilizadas na caderneta basta verificar se nas formas de pagamento - Painel Executivo - a opção requerida está marcada como "Permite que a forma de pagamento seja usada na caderneta").

Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.

Realizando uma venda para cliente que possui caderneta:

Para realizar uma venda isto basta localizar o código do cliente e digitá-lo no campo "Cliente" na guia "Atendimento" do PDV.

Na seção "Cliente" surgirá a informação do saldo disponibilizado na caderneta. Seja ele cedido:

Saldo: Valor utilizado do crédito cedido
Crédito: Valor do crédito cedido.

Ou comprado:

Saldo: Valor utilizado do crédito comprado pelo cliente.

Para lançar a venda na caderneta basta finalizá-la normalmente porém, ao escolher a forma de pagamento, na tela de fechamento, é necessário escolher a opção "Caderneta" e informar o valor que será lançado na caderneta:

Será requerida a confirmação do valor informado, basta clicar em "ok" e finalizar a venda normalmente.

Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.

Pagamento da caderneta (crédito cedido).:

Para realizar o pagamento de um débito de cliente, no caso do crédito cedido, basta acessar a guia "Ações PDV" no PDV.

Clicar no botão "Adm. Caderneta".

Digite o CPF do cliente.

Após clicar em "ok" o sistema liberará a tela para abater da caderneta o crédito pago pelo cliente.

Será detalhado:
Limite: Valor inserido como crédito.
Saldo: Valor utilizado pelo cliente.
Total disponível: Valor disponível para utilização pelo cliente.

Clique no botão "Adicionar créditos" e informe o valor pago pelo cliente e a forma de pagamento escolhida.

Clicando em "OK" o sistema pedirá a confirmação

E o valor será novamente disponibilizado para uso do cliente.

Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.