Esta operação é para a criação de créditos para o cliente.
Caderneta é um crédito que é comprado ou cedido para o cliente, afim de que ele consuma produtos e serviços e pagá-los em uma determinada data.
Para que seja possível a criação de uma caderneta é necessário que o cliente realize um cadastro que, normalmente é criado por meio da aba "Cliente" no PDV. Observação (Os dados tidos como obrigatórios no cadastro do cliente são: Nome e CPF).
No momento da criação de cadastro do cliente surgirá a tela de confirmação acima e logo após a opção para criação de caderneta (conforme imagem abaixo).
Após clicar em ok, confirmando que deseja habilitar a caderneta para o cliente, o sistema permitirá escolher o tipo de crédito (cedido ou comprado).
Para mais informações veja a seção Credito cedido ou Credito Comprado.
Para que seja possível a criação de uma caderneta para clientes já cadastrados o primeiro passo é localizar o cadastro do cliente por meio da aba "Consulta clientes" no PDV. - Digitar o nome do cliente - Selecionar o cliente na seção "Resultados da Busca" e clicar no botão "Ver cliente".
Haverá um redirecionamento para uma tela com os dados específicos do cliente, basta clicar no botão "Criar caderneta".
Clicando neste botão surgirá a opção de escolher qual tipo de crédito será disponibilizado. Basta escolher o opção desejada.
Para mais informações veja a seção Credito cedido ou Credito Comprado.
No caso de crédito cedido, basta informar o valor limite que será liberado para o cliente.
Após clicar em "ok" o sistema liberará o crédito pra o cliente cadastrado.
Será detalhado:
Limite: Valor inserido como crédito.
Saldo: Valor utilizado pelo cliente.
Total disponível: Valor disponível para utilização pelo cliente.
Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.
No caso de crédito comprado, é necessário informar qual valor será pré-pago pelo cliente.
Para isto basta clicar na opção "Adicionar créditos".
Informar o valor que o cliente deixará pago e a forma de pagamento em que o valor será disponibilizado.
Observação (Para verificar quais formas de pagamento podem ser disponibilizadas na caderneta basta verificar se nas formas de pagamento - Painel Executivo - a opção requerida está marcada como "Permite que a forma de pagamento seja usada na caderneta").
Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.
Para realizar uma venda isto basta localizar o código do cliente e digitá-lo no campo "Cliente" na guia "Atendimento" do PDV.
Na seção "Cliente" surgirá a informação do saldo disponibilizado na caderneta. Seja ele cedido:
Saldo: Valor utilizado do crédito cedido
Crédito: Valor do crédito cedido.
Ou comprado:
Saldo: Valor utilizado do crédito comprado pelo cliente.
Para lançar a venda na caderneta basta finalizá-la normalmente porém, ao escolher a forma de pagamento, na tela de fechamento, é necessário escolher a opção "Caderneta" e informar o valor que será lançado na caderneta:
Será requerida a confirmação do valor informado, basta clicar em "ok" e finalizar a venda normalmente.
Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.
Para realizar o pagamento de um débito de cliente, no caso do crédito cedido, basta acessar a guia "Ações PDV" no PDV.
Clicar no botão "Adm. Caderneta".
Digite o CPF do cliente.
Após clicar em "ok" o sistema liberará a tela para abater da caderneta o crédito pago pelo cliente.
Será detalhado:
Limite: Valor inserido como crédito.
Saldo: Valor utilizado pelo cliente.
Total disponível: Valor disponível para utilização pelo cliente.
Clique no botão "Adicionar créditos" e informe o valor pago pelo cliente e a forma de pagamento escolhida.
Clicando em "OK" o sistema pedirá a confirmação
E o valor será novamente disponibilizado para uso do cliente.
Para mais informações veja a seção Criando uma caderneta para novos clientes ou Criando uma caderneta para clientes existentes.